Arquivo do blog

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Rotarianos contra a pólio no Paquistão


Dois rotarianos dos EUA e suas esposas foram os primeiros a ver de perto os esforços no Paquistão para erradicar a poliomielite, quando participaram dos Dias Nacionais de Imunização (DNIs) em outubro.
“Foi emocionante trabalhar junto com nossos amigos rotarianos e anfitriões na vacinação", disse Steve Puderbaugh, associado do Rotary Club de Raymond Area, New Hampshire. "Pudemos ver que as crianças que estávamos vacinando poderiam ser nossos filhos ou netos."  
Steve é presidente da Subcomissão do IGE do Distrito 7870 e liderou uma equipe de IGE para a Austrália em 2008. Ele e sua esposa Deb, e o ex-governador Joe Pratt e sua esposa Lori, participaram da campanha em resposta ao apelo da equipe de IGE do Distrito 3272, que visitou os Estados Unidos em maio.
Os quatro, que fizeram a viagem por conta própria, ajudaram a imunizar crianças em um hospital de Lahore, Punjab, e em um "acampamento contra a pólio" organizado pelo Rotary Club de Lahore Shaheen. Steve contou que houve uma passeata com cerca de 150 pessoas segurando bandeiras coloridas e cartazes, com veículos decorados e uma escolta policial, e "isso certamente chamou a atenção das pessoas e da mídia".  
Além disso, o grupo participou do seminário do Dia Mundial de Cobate à Pólio em Lahore, que contou com a participação de Aziz Memon, presidente da Comissão Pólio Plus do Paquistão; Pervez Ahsan Khan, governador do distrito 3272; e representantes da Organização Mundial de Saúde e do Unicef.
“Ficamos honrados em estar ao lado de rotarianos do Paquistão na luta contra a pólio," afirmou Puderbaugh. "Pudemos também compartilhar informações sobre como nossos clubes e distritos estão trabalhando para arrecadar fundos e conscientizar as pessoas sobre a doença, mesmo ela sendo erradicada de nosso país desde 1979. Foi muito comovente conhecer pessoas com pólio."
Em Faisalabad, o grupo imunizou crianças em um hospital e Puderbaugh foi entrevistado por uma emissora de televisão local para falar sobre a visita do grupo ao Paquistão. Eles também assistiram a uma encenação feita por universitários sobre os desafios enfrentados por aqueles que trabalham na imunização das crianças paquistanesas contra a poliomielite.