Arquivo do blog

sexta-feira, 9 de março de 2012

Como se proteger e eliminar os focos da Dengue


Como se proteger

A melhor forma de se proteger do mosquito é evitar que ele se desenvolva, ou seja, eliminar os focos de larvas. O uso de inseticidas, por exemplo, não é uma boa forma de eliminar o Aedes aegypti adulto, já que estas substâncias estão gerando mosquitos resistentes. Além disso, o uso de inseticidas causa sérios danos à natureza. As contra indicações são as mesmo no caso de uso em larvas.
Sendo assim, a melhor maneira de combater o mosquito adulto é eliminar as águas paradas, ou seja, os criadouros do mosquito. Não havendo água parada, as fêmeas não têm um lugar adequado para que seus ovos se desenvolvam e assim, a população de mosquitos adultos vai sendo reduzida até não representar mais perigo.
Porém, existe uma série de medidas que se não impedem a transmissão da doença, pelo menos a dificulta. São estas:
O uso de espirais ou vaporizadores elétricos: Devem ser colocados ao amanhecer e/ou no final da tarde, antes do pôr-do-sol, horários em que os mosquitos da dengue mais picam.
Mosquiteiros: Devem ser usados principalmente nas casas com crianças, cobrindo as camas e outras áreas de repouso, tanto durante o dia quanto à noite.
Repelentes: Podem ser aplicados no corpo, mas devem ser adotadas precauções quando utilizados em crianças pequenas e idosos, em virtude da maior sensibilidade da pele.
Telas: Usadas em portas e janelas, são eficazes contra a entrada de mosquitos nas casas.
Ar condicionado: O uso do ar condicionado inibe o mosquito, pois baixa a temperatura e a umidade do ar, mas não o mata. Ele tem mais dificuldade para detectar onde estará a possível vítima de sua picada. Estes aparelhos apenas espantam o mosquito que poderá voltar em outro momento quando eles estiverem desligados


Algumas simples ações fazem a diferença na luta contra o mosquito. Por isso, tente colocá-las na sua rotina. Não custa nada e ainda vai ajudar a salvar vidas.
Somente se cada um fizer a sua parte poderemos vencer a batalha contra o Aedes aegypti.

Coloque areia no prato dos vasos de plantas.1 – Coloque areia no prato dos vasos de plantas.
Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente.2 - Mantenha os ralos limpos jogando água sanitária ou desinfetante semanalmente. Verifique a existência de entupimento. Se não for utilizá-los, mantenha-os vedados.
Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água.3 - Jogue no lixo todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias etc.
Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais.4 - Mantenha o saco de lixo bem fechado e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. Não jogue lixo em terrenos baldios.
Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados.5 - Lave, principalmente por dentro, com escova e sabão os utensílios usados para guardar água em casa, como jarras, garrafas, potes, baldes etc.
Troque diariamente a água dos bebedouros de animais.6 - Troque diariamente a água dos bebedouros de animais e aves e limpe-os com escova ou bucha.
Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada.7 - Depressões de terreno também são possíveis poças de água parada. Preencha-os com areia ou pó de pedra.
Mantenha caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados.8 - Mantenha caixas d’água, cisternas, tonéis e outros depósitos de água sempre bem fechados, com a tampa adequada, para impedir a entrada do mosquito.
Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana.9 - Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.
Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto.10 - Guarde as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto.
Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água.11 - Limpe constantemente as calhas, remova tudo que possa impedir a passagem da água, a laje e a piscina de sua casa.
Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.12 - Instale a caixa do ar-condicionado de forma que esta não possa acumular água.
No alto de lajes e telhas também pode haver água parada.13 - No alto de lajes e telhas também pode haver água parada. Caso more em apartamento, peça ao porteiro que verifique o acúmulo de água no terraço.
Suspeite de garagens e subsolos. Confira se a água da chuva que cai nas calhas circula.14 - Suspeite de garagens e subsolos. Confira se a água da chuva que cai nas calhas circula.
Evite ter bromélias em casa. Substitua-as por outras plantas que não acumulem água.15 - Evite ter bromélias em casa. Mantendo-as, é indispensável tratá-las com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando, no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.








Fonte: Governo do Rio de Janeiro