Arquivo do blog

quinta-feira, 21 de março de 2013

22 de março Dia Internacional da Água



ONU: 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água




A Organização das Nações Unidas-ONU declarou 2013 como o “Ano Internacional da Cooperação pela Água”. O alvo da ação é estimular a conscientização diante da gestão, acesso e distribuição da Água, enquanto recurso cada vez mais escasso no planeta. Ressaltar a importância da colaboração para o gerenciamento e manejo dos recursos hídricos também é objetivo da instituição.Apesar de a Terra ser constituída por 70% de água, apenas pouco mais de 2% desse recurso está disponível para consumo humano. Parece pouco, mas esse percentual seria suficiente para abastecer todo o planeta, não fosse a poluição, desvalorização e urbanização sem conscientização, que torna a água potável quase inexistente em algumas partes do mundo.
Para reduzir as constantes agressões ambientais as quais os recursos hídricos estão submetidos, a campanha mundial irá promover eventos e discussões visando soluções de cooperação de sucesso envolvendo água, e ainda identificar problemas na educação, diplomacia da água, quadros legais e outros. Os níveis internacional, nacional, regional e local devem ser estimulados a agir em prol dos recursos hídricos.
Na data de 22 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Água, também será instituído como tema central a Cooperação pela Água. O ineditismo do tema ressalta sua importância primordial e confere particular relevância a este 20º Dia Mundial da Água.
Chamar a sociedade civil, entidades, empresas, organizações e autoridades, promovendo parcerias para a cooperação pela Água e Meio Ambiente como prioridade máxima, alinha esta ação da ONU à ideologia cooperativista crescente no Estado piauiense. Para o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Piauí-Sescoop/PI, Marcos Moraes, esse momento revela o potencial que o cooperativismo possui.
“Podemos mostrar alternativas como o combate à poluição dos nossos lençóis freáticos através de campanhas educativas e preventivas,  atuar no treinamento e formalização de catadores de lixo, organizando-os em cooperativas. O momento é muito bom para as cooperativas de reciclagem, o governo tem verbas específicas para investir na área do meio ambiente devido a implementação da lei de tratamento de resíduos sólidos, onde todos os municípios devem dar o tratamento adequado ao lixo, um dos principais agressores dos recursos hídricos. O Cooperativismo ganha ainda mais força com essa iniciativa da ONU”, pontua Marcos Moraes.
A preocupação vai além do consumo humano, já que a mesma água que mata a sede humana é utilizada também na agricultura e na indústria. O maior usuário desse recurso é o campo, que responde por 70% do consumo mundial. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), para produzir alimentos para uma única pessoa são necessários um total de 2,5 mil litros de água. A utilização consciente dos recursos hídricos engloba uma série de fatores, entre eles o principal que é a preservação da humanidade, incluindo alimentação, higiene pessoal e outros pontos; o que torna a discussão ainda mais veemente e indispensável.
Fonte: http://www.cidadeverde.com/