Arquivo do blog

sábado, 22 de fevereiro de 2014

ROTARY INTERNATIONAL – 109 ANOS PRESTANDO SERVIÇOS HUMANITÁRIOS


O primeiro Rotary Club foi criado por Paul Percy Harris, um advogado nascido nos EUA em 1868. Em uma noite de verão de 1900, Paul jantou com um amigo no bairro de Rogers Park, em Chicago. Depois, os dois foram dar um passeio, parando em vários lugares onde se concentravam as empresas da cidade. Em cada uma delas, seu amigo o apresentava ao proprietário. Paul começou a pensar que seria uma boa ideia reunir um grupo de colegas de negócios em um ambiente informal, de amizade – e ainda haveria uma vantagem especial se cada um representasse uma profissão diferente.
Foi aí que pensou em seus próprios clientes: Silvester Schiele, um comerciante de carvão; Gustavus Loehr, engenheiro de minas; e Harry Ruggles, gráfico.
Na noite de 23 de fevereiro de 1905, Paul reuniu-se com Silvester Schiele (um comerciante de carvão), Hirain Shorey (um alfaiate) e Gustavus Loehr (um engenheiro de minas) no escritório deste, no Edifício Unity, no centro de Chicago. Em seguida àquela noite, os quatro passaram a se encontrar regularmente, levando os amigos para o clube que começava a se formar.
Paul sugeriu alguns nomes para aquela organização, e o grupo escolheu a palavra Rotary (que significa “rotativo”, em inglês), já que o plano era realizar encontros em esquema de rodízio nos escritórios de todos os participantes.
O número de associados cresceu rapidamente, atraindo homens bem-sucedidos em seus negócios. Não demorou para que os Rotary Clubs começassem a ser fundados em outras cidades dos EUA, expandindo-se em seguida para centenas de países.
Paul Harris compreendeu que o sistema de clubes – com seus diferentes membros compartilhando um ponto em comum: a amizade – era uma ótima oportunidade para encorajar a tolerância política e religiosa, e também para alimentar o ideal de servir à comunidade. Ele morreu no ano de 1947.

Projetos do Rotary International

O Rotary se faz presente em todos os segmentos  que serverm para promover o bem estar das pessoas e as áreas de enfoque da instituição são a paz e resolução de conflitos; prevenção e tratamento de doenças; recursos hídricos e saneamento; saúde materno-infantil; educação básica e alfabetização e desenvolvimento econômico e comunitário
Um dos mais conhecidos projetos do Rotary International é a campanha mundial de combate à paralisia infantil, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Graças as ações dos rotarianos e seus parceiros  falta muito pouco para erradicar a doença no mundo. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.

A HISTÓRIA DO ROTARY NO BRASIL

A chegada da organização Rotary International ao Brasil foi marcada pela admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923, conseqüentemente, o primeiro clube em que se falava o idioma português no mundo.
Ao pesquisarmos a história deste clube, nos deparamos com alguns fatos interessantes, tais como a quase oficialização em duplicidade da chegada do Rotary no Brasil.
De volta de 1916, um advogado norte-Americano de nome Richard Momsen, que atuou como Cônsul Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, participou de uma das reuniões semanais do Rotary Club de Chicago. Herbet Coates, um inglês, residente permanente em Montevidéu, no Uruguai, também esteve presente a referida reunião, assim como o legendário Ches Perry, que atuou como organizador e Secretário da Associação Internacional de Rotary Clubs, hoje, conhecida como Rotary International.
Momsen e Costes  ficaram bastante entusiasmados com o que viram e pelo que lhes foi dito a respeito pelo Empreendedor de Rotary Ches Perry, ao ponto de, ao retornarem a seus países anfitriões, iniciarem os trabalhos de organização do primeiro Rotary Club da América do Sul.
Nesta empreitada Herbet Coates levou a melhor: dois anos após o início de seus trabalhos, em Julho de 1918, era fundado o Rotary Club de Montevidéu.
Momsen reuniu alguns amigos, contudo, a princípio, não obteve boa receptividade e entusiasmo às suas idéias.
Em decorrência disto, somente em 29 de janeiro de 1921, Momsen realizou sua primeira reunião com a participação de um grupo de senhores interessados na fundação de um Rotary Club no Brasil. A minuta daquela primeira reunião, ainda assim foi lavrada e assinada por 14 estrangeiros e 3 brasileiros.
Naqueles dias, havia a preocupação de que Rotary poderia ser considerada uma instituição estrangeira, preocupação esta, também compartilhada com a administração do Rotary em Chicago que, embora enaltecia os esforços de Momsen e de seus companheiros, não aprovou a formação de um clube com um número tão reduzido de sócios brasileiros. Desta forma, a primeira tentativa de se organizar um Rotary Club no Brasil não foi bem sucedida.
Após o decorrer de aproximadamente um ano, em 1922, as comemorações dos 100 anos de Independência do Brasil, bem como suas fortes repercussões, serviram um incentivo para a fundação do Rotary Club do Rio de Janeiro. Herbert Coates, então Secretário Geral do Rotary Club de Montevidéu, e também membro do Comitê para Expansão de Rotary além da Associação de Rotary Clubs, veio ao Rio de Janeiro e conseguiu despertar o interesse de 16 indivíduos, em sua maioria brasileiros, os quais, em 15 de dezembro de 1922, fundaram o primeiro Rotary Club do Brasil.
Contudo, a oficialização da admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em Rotary International somente foi registrada em 28 de fevereiro de 1923, data esta que passou a ser a data de aniversário da organização no Brasil.
A história do Rotary Club do Rio de Janeiro é bastante rica; o plantio da semente do Rotary em todo o Brasil, resultou em 1924, na fundação do Rotary Club de São Paulo e, subseqüentemente, dos Rotary Clubs de Belo Horizonte (1927), Juiz de Fora (1928) e Niterói (1928). O clube também participou da fundação de vários outros clubes em outros estados da República Federativa.
Foi também através da iniciativa de um grupo de dedicados sócios do Rotary Club do Rio de Janeiro que o informativo “Notícias Rotárias” (fundado em 1924), subseqüentemente teve seu nome mudado para “Rotário Brasileiro”, passando, depois, a chamar-se definitivamente “Brasil Rotário”, uma publicação que visa a difusão do Ideal de Servir, sendo a revista regional oficial de Rotary International para os rotarianos do Brasil.
A semente plantada em 1923 pelo RC do Rio de Janeiro, germinou e deu frutos: hoje, são 38 distritos no Brasil, com mais de 2.300 unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 55.000 rotarianos.
No mundo rotário, o Brasil encontra-se em terceiro lugar em número de clubes e quinto em número de associados. A importância do Brasil para a organização pode ser percebida pela constante menção por parte dos administradores de RI, bem como pelo fato de que duas convenções internacionais já terem sido realizadas neste país; uma em 1948 e outra em 1981. Presidentes brasileiros do Rotary International: Armando de Arruda Pereira (1940-41), Ernesto Imbassahy de Mello (1975-76) e Paulo Viriato Corrêa da Costa (1990-91), já falecidos.

A HISTORIA DO ROTARY EM NAVIRAÍ

Em 14 de maio de 1983, o Rotary Club de Caarapó apadrinhou a criação do Rotary Club de  Naviraí,  primeiro clube rotário em Naviraí.    No ano de 2007, passados 24 anos de sua fundação o Rotary Naviraí apadrinhou a criação do segundo clube rotário da cidade, o Rotary Club de Navirai-Integração fundado em 20 de Julho de 2007. 
O ROTARY INTEGRAÇÃO desde sua fundação presta relevantes serviços humanitários em Naviraí e região tais como, Campanha de Conscientização no Trânsito em parceria com o Núcleo de Trânsito, Campanha de Vacinação contra a Paralisia infantil em conjunto com o Rotary Naviraí, Campanha contra a Dengue em parceria com Gerência Municipal de Saúde, Campanha de Vacinação contra a Raiva, e parceira com a Vigilância Sanitária de Naviraí, Campanha em prol do Hospital de Câncer de Dourados em parceria com o Grupo Medeiros de Comunicação, Brinquedoteca do Hospital Municipal; em parceria com as acadêmicas do curso de Pedagogia da UFMS campus de Naviraí, o clube desenvolve “ Projeto Pintando a Cara “  no Projeto Maranatá, Lar da Criança   e Apae  de  Naviraí , e, o “ Projeto Doutores Palhaço” e em parceria com a Gerencia de Saúde do município e o Setor de Humanização do Hospital Municipal de Naviraí; Projeto Nascer no Posto de Saúde Paraiso I em Naviraí;  1º Festival de Pipa do Projeto Pintando a Cara, parceria do Rotary Club Integração e das alunas de Pedagogia da UFMS que fazem parte do Projeto Pintando a Cara; distribuição de Cestas de Natal, Distribuição de ovos de Páscoa nas entidades que cuidam de idosos, crianças e adolescente, além de promoções que faz  em prol de entidades filantrópicas que atuam na cidade. No ano rotário 2013/2014, é presidido pela médica Daniela Pasquarelli Rosenbaum.